top of page
Foto do escritorGeorgia

Sugestões de contações de histórias



Olá pessoal!

Tudo bem?


Temos aqui mais uma postagem com sugestões de contações de histórias, para assistir ou se inspirar:


Esperamos que aproveitem! :)



1- Contação utilizando recursos e materiais interativos:


Nesse tipo de contação, o leitor sente-se integrado à história, pois os materiais são táteis, estimulam a curiosidade, a interação e a participação no momento da contação, pois os ouvintes podem ajudar a executar a "leitura". Um exemplo que faz uso dessa forma de contação é o vídeo "Cesta da Dona Maricota", de Tatiana Belinky, feita pela Professora Jusley Rosa.

Segue o link para acesso:



2- Contação utilizando recursos de imagens:


Para tal contação, são usadas imagens que estimulem a imaginação e a percepção dos personagens, para que os ouvintes sintam-se como parte da história ao identificar exatamente como são os integrantes que executam as ações no decorrer do "livro".

Um exemplo para tal estilo de contação seria com o título "O livro errado", escrito por Nick Bland, e contado por Marina Bastos. Nesse vídeo vemos a contadora fazer uso do cenário em que se encontra e de imagens colocadas na tela para representar o andamento da história. Você pode prestigiar a narração através do link:



3- Contação utilizando cenários e personagens interativos:

Para esse estilo de contação são criados e confeccionados cenários, personagens e ambientes nos quais ocorrerão os fatos da história, para tornar o contato com a literatura mais interativo e diferenciado, dando ênfase na história para além do livro. Os materiais para esse tipo de contação variam, podendo ser feitos em papel, avental, guarda-chuva, varal de histórias, EVA, etc.

Um exemplo da aplicação dessa forma de contação ocorre no vídeo do canal "Era uma vez- recursos pedagógicos", com a da história: "Bom dia todas as cores", escrito por Ruth Rocha, na qual notamos a interação e alteração de personagens e cenários confeccionados com EVA.


Link para acesso a história:



4- Contação com uso de movimentos corporais para estimular a imaginação:


Essa forma de contação não faz uso do livro, de objetos, aventais, varal, etc. A história é toda contada através da entonação da voz, de sons e de movimentos corporais, que representam os acontecimentos importantes e os sentimentos decorrentes dos fatos da narrativa. Um canal que explora de várias formas essa forma de contação é o "Carol Levy", estimula o contato com o lúdico, a música e a literatura por meio de vídeos gravados pela própria Carol.

Um exemplo de contação presente nesse canal é "As rimas da joaninha", livro de Lu Barduco.

Link:




5- Uso de palitoches e varal com rolo de histórias:

A contação de história faz uso de vários recursos para despertar a curiosidade dos ouvintes e chamar sua atenção, para que se sintam conectados com os acontecimentos do livro/narrativa. O varal com rolo de histórias estimula a percepção da passagem do tempo através do "enrolar" do papel da história, e os palitoches propiciam a observação das ações do personagem, bem como a interação com ele.

Esses recursos são bastante explorados no canal "Varal de histórias", de Juçara Batichoti, a qual faz diversas contações para explorar a imaginação e a ludicidade da literatura e o contato com o ambiente literário. Um exemplo de história contada nesse canal é o "A galinha ruiva".

Link para acesso:



6- História com materiais cotidianos para representar os personagens:


Essa forma de contação faz uso de objetos e materiais cotidianos e alternativos para representar cenários, personagens e situações, proporcionando estímulos para a imaginação, criatividade e percepção dos ouvintes e do contador, ao utilizar tais recursos para propiciar novas vivências com o contexto literário. Vemos esse tipo de contação muito presente no canal do YouTube "Fafá conta histórias", pois a Fafá faz uso de diferentes utensílios para chamar a atenção dos ouvintes. É uma proposta muito interessante de ser utilizada. Um exemplo de vídeo de seu canal é o da história "Uma lagarta muito comilona", escrita por Eric Carle.


Acesso em:



7- Contação utilizando avental de histórias:


Uma das técnicas bastante utilizadas na contação de histórias é o avental, no qual os personagens ou elementos são colados para representar o andamento do conto, de mdo a proporcionar uma visão prática das ações executadas. Um exemplo de aplicação desse recurso também encontra-se no canal "Varal de histórias", de Juçara Batichoti, a partir do vídeo "A ilha dos sentimentos", contado por :

Link:



Espero que tenham gostado das dicas!


Beijos! :)

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page