top of page
  • Foto do escritorGeorgia

Diferentes formas de explorar a contação de histórias





Olá pessoal!

Hoje iremos explorar as diferentes formas de explorar a contação de histórias,


1. História utilizando recursos musicais:


Nesse tipo de histórias, também conhecidas como histórias cantadas, os indivíduos fazem uso de instrumentos musicais e sons para efetuar a contação do livro, conto, vivência...

Podem ser utilizados instrumentos (violão, pandeiro, chocalhos, etc.), ou podem ser utilizados materiais alternativos para criação dos sons e situações presentes na história a ser retratada (plástico, potes, papéis...).

Como exemplo de história cantada, temos o vídeo "Sopa Supimpa", feito pelo Grupo Trii e Palavra Cantada, que retrata a história presente no livro de Estevão Marques, Fê Sztok e Marina Pittier.

Nesse vídeo percebemos que os contadores fazem uso de encenações, instrumentos musicais, canto e também marração, para fazer seus ouvintes se sentirem parte da história.



Link da história "Sopa supimpa":



2. História com encenação e canção:

Nesse tipo de contação se faz uso de uma representação do personagem, que executa as ações da história como forma de demonstrar as situações representadas no livro. Os contadores fazem uso de diferentes entonações e contam a história narrando e cantando os acontecimentos, podendo ter o auxílio ou não de instrumentos musicais.

Tais histórias utilizam as vozes e canções ara transportar os ouvintes da história para dentro do cenário proposto, para que se sintam parte integrante dos acontecimentos apresentados. Um exemplo desse tipo de contação é o vídeo "Margarida Friorenta", feito pela Cia. Lúdica Tv.



Link para a história "Margarida friorenta":



3. História contada com stop motion:


Esse tipo de histórias é representado por fotografias dos personagens e eventos da história que são colocadas lado a lado, para a criação de um vídeo interativo que recria todo o livro. Os personagens podem ser representados por pelúcias, bonecas, desenhos, etc. É uma história interativa e diferente, pois é possível perceber o movimento da história representado pela variedade das imagens presentes.

Um exemplo de vídeo de stop motion é a contação da história "O grande rabanete" de Tatiana Belinky, feito pelos estudantes e a escola Odair.



Link da história "O grande rabanete":

4. Contação de história utilizando curta-metragem:


Esse tipo de contação é baseado na história de um livro, que foi convertido a uma espécie de filme (curta-metragem), para representar como a história pode ter ocorrido, com a presença de personagens animados. Tal recurso faz uso de cores, movimentos e personagens que representam como a história aconteceu, promovendo o uso da imaginação e da interpretação para compreender o que o livro conta.

Um exemplo é o curta criado para a história "Menina Bonita do Laço de Fita", de Ana Maria Machado.


Segue o link para acesso:




5. Contação utilizando materiais inesperados para representar os personagens:


Para fazer esse tipo de contação, é preciso apenas conhecer a história do livro, ou recurso oral e encontrar objetos diversos que possam representar os personagens presentes nela, pois assim os ouvintes terão de usar sua imaginação para perceber os personagens representados na contação, bem como estabelecer relações entre eles.

Um exemplo são as contações de histórias que ocorriam no programa "Castelo Rá-tim-bum", no quadro "Senta que lá vem história", no qual a contadora utilizada objetos como canetas, xícara, lápis, chaleira, entre outros para representar os personagens de uma forma diferente e lúdica.

É o caso da contação: "A história do grande livro de histórias", na qual os personagens são percebidos pelo uso dos materiais e pelas entonações de voz.



Link para acesso à história:



6. Contação utilizando plaquinhas e com personagens:


Nesse tipo de contação, faz-se uso de plaquinhas para que os ouvintes possam demonstrar o que acham que pode acontecer no decorrer da história, se concordam, se não, quando acham que termina, etc. É um tipo de contação mais interativo, no qual os ouvintes podem opinar e demonstrar seus sentimentos e pensamentos no decorrer da leitura. Pode-se imaginar e supor o final da história, expressando de forma ativa o que sentem.

Um exemplo de contação que utiliza tais recursos é a "Quando nasce um monstro", de Sean Taylor e Nick Sharratt na qual a contadora do canal "Varal de histórias" demonstra de várias formas o que poderia acontecer de acordo com as várias situações da história.


O link é:


Esperamos que tenham gostado desses exemplos e que possam fazer uso dessas histórias!


Beijos :)

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page